Bitcoin, CryptoMoeda, Cryptocurrency O que é Isso????

O que eu aprendi até agora com cryptocurrency.

Existem várias. A primeira é a Bitcoin BTC, foi criada a pouco mais de 10 anos e é a mais estável e menos volátil, não quer dizer que não seja. Ela é volátil comparado com dinheiro normal, que também é volátil, mas não tanto quanto essas moedas virtuais. Teve um desmembramento do Biticoin em uma variação para a Bitcoin Cash BCH que é também tão forte quanto a Biticoin.

Existem outras, a segunda mais conhecida é Etherium ETH, e logo em seguida Litecoin LTC, Ripple XRP entre milhares de outras variedades.

Há muita controvérsia com relação as moedas virtuais, e está causando desconforto em bancos e governos, por que não é centralizado e nem regulamentado. É P2P (peer-to-peer), são pessoas que criam, geram, e trocam moedas.

Abrindo espaço para a liberdade, e com essa liberdade, ela é usada tanto para o mal quanto para o bem. Não vejo diferença em dinheiro comum, nesse ponto.

O bacana é que, dependendo o que quer fazer, qualquer um pode usar em qualquer lugar do mundo, basta ter acesso a internet.

Wallet / Carteira Virtual

O básico que precisa é uma carteira virtual, uma Wallet. Eu uso o Coinbase ( https://goo.gl/4QBquC ). Existem centenas de outras, mas essa é a que eu uso, tem gente que critica ela, mas até agora me atendeu bem. O cadastro é gratuito e pode transferir pequenas quantidades, não precisa comprar uma moeda inteira.

Uma percepção que muitos tem é que é necessário comprar um moeda inteira para entrar nesse mundo, mas não há necessidade. Como é o caso do coinbase.

Lá aceitam colocar na carteira virtual, biticoin, bitcoin cash (uma variação do biticoin), Etherreum e Litecoin. Cada uma tem seu valor. Quando colocar o credito la, pode usar essa carteira para pagar lugares que aceitam moedas virtuais.

Exchanges / Trading

Tem pessoas que usam transferir para uma exchange, que é onde pode fazer trade com suas moedas, comprando e vendendo moedas na oscilação natural da moeda. Os valores variam de acordo com a oferta e a procura.

Exchanges que eu uso são:

– Binance https://goo.gl/xmWf4V
– Poloniex https://goo.gl/c8VFMF

Existem milhares de moedas alternativas, algumas são sérias e com backup de bancos e grande corporações que investem nas moedas. Algumas são falsas, tem que pesquisar bem antes de investir pra não perder dinheiro. Tem muito scam. Mas tem muita coisa boa também. Só tem que fazer a pesquisa e ver a seriedade de cada uma.

Trade é alto risco. As moedas são extremamente voláteis, você pode ganhar muito, como tive ocasiões em ganhar $300 com $50 investidos, mas como pode perder completamente o investimento, como já perdi $200 em transações anteriormente. Pode não parecer muito, mas dói quando perde. Porém, esse é o mundo dos trades, e eu já aprendi a não conectar emoção com dinheiro e investimento e não invisto mais do que estou disposto a perder.

Portanto, se for fazer algo assim, prepare-se, estude sobre as técnicas e como funciona as ferramentas, mesmo assim o grau de risco é grande.

Mineração

Há uma onda de mineração de moedas virtuais, que é nada mais do que emprestar o seu hardware para que as moedas façam as transferências e verificações na hora da transferência entre elas.

Onde entra o P2P (Peer to Peer) que é uma rede movida pelos usuários.

A mineração de Bitcoin é super concorrido e o nível de dificuldade exige um hardware potente, então hoje não é tão recomendado a mineração dessa moedas. Havia-se um tempo onde podiam usar o seu pc comum pra compartilhar na rede e usar como mineração hoje a coisa mudou e muda todos os dias.

Agora a onda é minerar Ethereum ETH, Ehtereum Classic ETC e moedas alternativas como Decred DCR, Siacoin SC, LBRY Credits LBC, PascalCoin PASC entre outras

E usar uma placa de video gamer com over clock, super potente para obter-se o máximo do kit. E não é só isso, uma máquina com várias placas de video, como a que eu montei com placa de video da AMD Radeon Sapphire RX 570 8GB, com uma placa mãe da ASUS com 6 PCIs para que eu possa ligar elas em série.

O processador não precisa ser o mais potente já que não usa-se tanto do recurso de processamento. Nem mesmo memória e HD.

É necessário uma fonte de energia potente, estou usando uma Corsair 1000X Gold para poder conseguir usar tudo ligado ao mesmo tempo.

Estou em fase de testes e usando essas moedas que mencionei acima alternativamente em formato dual mining, que é minerar duas moedas ao mesmo tempo, usando a combinação Etherium com qualquer outra. Com o sistema de pool do ethermine.org usando o setup Claymores Miner.

Tô gostando. Estou analisando o consumo de energia e considerando instalar 4 ou 6 placas de painel solar com 2 baterias grandes para gerar a energia 12 horas por dia ao invés de usar a energia de casa.

O solar, pensei em algo assim, mas não tenho ideia se é muito ou suficiente tipo esse kit aqui https://goo.gl/ux8V8z

E um Wind Turbine assim https://goo.gl/bkE7vz

Uma mineradora hoje, considerando que placas de videos estão difíceis de serem encontradas, já que estão comprando tudo para minerar, o preço está altíssimo. Dobrou nos últimos 6 meses.
O kit igual ao que eu tenho hoje sai por R$ 14.400 reais, isso comprando as peças aqui no Reino Unido. Que são £ 3200 Libras Esterlinas ou $ 4.400 dólares na cotação de hoje.

Fiz uma lista aqui na Amazon pra verem o que usei: http://amzn.to/2ouQKa4

Há uma porção de outras placas de video e placa-mães que pode usar, mas essa combinação foi a que achei mais atrativa. E segundo alguns forums, com melhor desempenho.

Quantas Moedas Existem Hoje?

De acordo com o site coinmarketcap.com, há por volta de 1520 moedas hoje.

Quando entrar lá no site deles, eles filtram as 100 mais famosas de acordo com o valor total de mercado e preço. Eu tenho a tendência, quando vou mexer com trade/exchange, em olhar as 10 mais e as 100 mais do topo. Mesmo assim isso não me garante que vou obter sucesso. Como já ganhei e já perdi antes com moedas novas.

É competitivo, tem gente que mineira e não ganha muito. A média de retorno é de 5-6 meses para pagar o investimento do equipamento, isso levando em consideração o grau de dificuldade da moeda e a valorização da mesmo, valorizando mais, o que já maneirou vale mais. E se desvalorizar, bem, já sabe ne.

Emprestar

Existem algumas moedas que prometem pagar juros se emprestar a moeda pra eles.
Eu não tive uma experiência boa. Perdi $240 emprestando na plataforma BitConnect onde da noite para o dia pararam de emprestar o que prometiam em média 1% ao dia. Bom demais pra ser verdade né. O site ainda está no ar, mas não emprestam mais e tem muita gente muito bravo/a com eles.

Então agora eu prefiro trade e minerar.

ICO – Initial Coin Offer

Que é nada menos que quando anunciam algo novo, abrem o capital para pessoas investirem na promessa de valorização da moeda. Um exemplo é a moeda da Venezuela que Maduro acabou de anunciar. A promessa é que a moeda vale o valor do barril de petróleo. Se valer mais, a moeda vale mais, se valer menos a moeda vale menos. Com isso eles conseguem capitalizar e ter uma moeda desvinculada do Dólar e o investidor tem o retorno de acordo com a valorização. No quesito investimento eu sou neutro com relação a politica, religião e esportes. Meu foco é lucro.

Há uma moeda que estou testando que eles ainda não abriram o ICO ainda, mas já da pra gerar créditos com o pedômetro ligado no seu celular, é a Sweatcoin https://sweatco.in/i/rogeriodasilva
Eu já tenho S$ 108 de crédito onde posso usar na loja virtual deles ou segurar, onde acredito quando abrirem o mercado, valorar o valor e quem sabe ganhar um dinheiro mais com ela.

Existem centenas de moedas, se não milhares, hoje que estão fazendo o mesmo.

Mas é necessário fazer uma pesquisa para ver o que estão oferecendo para não cairem em scam. Há vários casos de pessoas que investiram e o dinheiro sumiu.

Pra finalizar

Com certeza esse mundo da moeda vitual ainda vai gerar muita controvérsia e muitas mensagens misturadas, positivas e negativas.

Acho que veio pra ficar, é disrruptive, e o momento de oportunidade pra quem quer ganhar dinheiro e se especializar em algo que em breve será a moeda oficial.

Essa ai foi e é minha experiência, não sou expert e nem economista, façam sua própria pesquisa antes de entrar nesse mundo e antes de investir. Não invistam mais do que possam investir. Pesquise, busque conhecimento antes de entrar nesse meio.

Se quiserem trocar ideias sobre isso, entrem em contato quando quiserem.

Rogerio
Email: email@rogeriodasilva.com
Whatsapp: +447380530939
Telegram: @rogeriodasilvadotcom
Skype: rogerio.da.silva.uk
Blog: www.rogeriodasilva.com

Rogerio da Silva

Test Analyst (ISTQB-ISEB Certified Tester) | Test Lead | Business Test Analyst | Entrepreneur | Investor Share, Stocks, Forex and Cryptocurrency | Social Media Marketing | Social Media Management | Website Consulting & Revision | Email Consulting (Funnel Setup) Rogerio da Silva is a Consultant as a day job and big fan of personal development and entrepreneurship. Feel free to follow him on LinkedIn, Twitter, Facebook Page, Tumblr, Google+ to talk about ideas, investments, business opportunities in UK and Brazil.

Leave a Reply

%d bloggers like this: